quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O CACHALOTE


O maior cetáceo com dentes, é distinto, e difícil de ser confundido com outras espécies. A principal característica do cachalote é a sua cabeça grande rectangular, que corresponde até 40% do seu comprimento total. A sua coloração é escura e uniforme, indo do cinza ao marrom. A pele do cachalote é enrugada, principalmente na parte posterior do corpo.
As crias nascem com 3,5 a 4 metros. Fêmeas adultas atingem 12 metros e os machos 18 m.
O peso médio do macho é de cerca de 45 toneladas, e o da fêmea 20 toneadas.
Aproximadamente onze meses. Nasce apenas uma cria, pesando cerca de 1 tonelada.
Os cachalotes alimentam-se de variedade de peixes, lulas e polvos.
Desde os trópicos até às bordas dos packice em ambos os hemisférios,porém apenas os machos se aventuram a atingir as porções extremas do norte e sul de sua distribuição.
Por causa dos seus caros produtos, como o espermacete e o âmbar-gris, o cachalote tem uma das mais antigas e contínuas histórias de exploração entre os cetáceos. As redes de deriva de alto mar, são outro problema para o cachalote, que acidentalmente se emalham nestas redes.

4 comentários:

  1. este trabalho diz-nos muita informação sobre os animais em extinção.As imagens são muito realitas das suas espécies.

    ResponderEliminar
  2. Nós achámos que este artigo contém muita informação,que tem a ver com o tema e com isto podemos aprender quais os animais em vias de extinção!!!

    ResponderEliminar
  3. Nós achamos que este trabalho sobre o CACHALOTE esta muito bem explicado e tem muito a ver com a matéria, os outros trabalhos tamem estão muito bem organizados

    ResponderEliminar
  4. Este trabalho tem uma imagem espetacular, contém muita informação e ficamos a aprender e a conhecer melhor os cachalotes.

    ResponderEliminar